Paulo Portas

ex. Vice-Ministro e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

É licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa e lecionou História do Pensamento Político. Dá aulas de Geoeconomia e Relações Internacionais na Universidade Nova, Emirates Diplomatic Academy (Abu Dhabi), e seminários diretos sobre Diplomacia Económica para empresas multinacionais.

Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Vice-Primeiro-Ministro, sendo responsável pela coordenação económica, investimento e exportações entre 2011 e final de 2015. Exerceu também as funções de Ministro da Defesa (2002-2005). Foi líder do CDS-PP.

Em 2016, retirou-se da política partidária e regressou ao setor privado. Tornou-se Presidente do Conselho Estratégico Internacional da Mota-Engil, a maior empresa portuguesa de infraestruturas, para a América Latina e África. Membro do Conselho Internacional da Pemex Gas (México) e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Sócio-fundador da Vinciamo Consultoria (análise estratégica e business intelligence), com foco em assessoria à internacionalização de negócios na África, América Latina, GCC e Ásia. 

É também comentador regular de política internacional na TVI e orador frequente em conferências internacionais.

outros oradores

VI Cimeira do Turismo Português