José Carlos Rolo

Presidente da Câmara Municipal de Albufeira

José Carlos Rolo nasceu a 30 de janeiro de 1956 em Domingos da Vinha, Belver, concelho de Gavião (Alentejo). Depois de uma infância em contacto com o mundo rural, rumou a Castelo Branco, onde fez grande parte do seu percurso escolar. Reside em Albufeira desde 1982.

É licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, e mestre Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

Grande parte da sua vida foi dedicada à área da Educação. Foi nomeado diretor de Serviços dos Recursos Materiais da Direção Regional de Educação em 2000, tendo posteriormente ingressado na Câmara Municipal de Albufeira onde permanece até ao momento.

A 26 de setembro de 2021, foi eleito para um primeiro mandato como Presidente da Câmara de Albufeira, com 32,04% dos votos, contra 25,67% do PS.

José Carlos Rolo começou a dar aulas na Escola Secundária de Linda a Velha, no ano letivo 1980/1981, e um ano mais tarde concluiu a licenciatura em Matemática com 15 valores, uma das melhores médias do curso nesse ano. No ano seguinte, 1982/1983, foi para a Escola Secundária de Loulé, onde assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo e, simultaneamente, o de presidente do Conselho de Administrativo. Em 1985/1986 é nomeado Presidente da Comissão Instaladora da Escola Secundária de Albufeira, onde permanece até 1999/2000, sempre em funções de direção, primeiro como presidente do Conselho Diretivo, depois Diretor Executivo e no último ano presidente do Conselho Executivo. No final do ano (2000/2001) é nomeado Diretor de Serviços na Direção Regional do Algarve, onde fica responsável pela área de Recursos Materiais que, entre outras coisas integra a área de Informática e os Edifícios e Equipamentos. Durante sete anos lecionou a cadeira de matemática, nos cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve.

Foi membro da Assembleia Municipal de Albufeira durante dois mandatos (década de 90) e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de 1992 a 1994. Nas eleições autárquicas de 2001 entrou como vereador na Câmara Municipal, onde para além da responsabilidade dos vários pelouros que lhe foram atribuídos foi nomeado vice-presidente durante vários mandatos.  Exerce a função de Presidente da Câmara de Albufeira desde Março de 2018, na sequência do falecimento do autarca Carlos Silva e Sousa.

José Carlos Rolo exerceu também funções em várias entidades a nível associativo e comunitário.

outros oradores

Conferência do Dia Mundial do Turismo