António Costa Silva

Ministro da Economia e do Mar

Atual Ministro da Economia e do Mar, é Licenciado em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Engenharia de Petróleos pelo Imperial College (Universidade de Londres), e Doutor em Engenharia de Reservatórios Petrolíferos pelo Instituto Superior Técnico e pelo Imperial College. É Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos. 

A convite do Governo português, elaborou, em 2020, a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 e presidiu à Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa de Recuperação e Resiliência desde maio de 2021. Foi presidente da Comissão Executiva da Partex, entre 2004 e 2021. Foi diretor de Engenharia de Reservatórios e de Produção no Beicip-Franla e diretor executivo da Compagnie Géneral de Geophysique em Portugal (1998-2001). Iniciou a sua carreira profissional em 1980, na Sonangol (Angola), e de 1984 a 1997 exerceu a sua atividade na Companhia Portuguesa de Serviços. 

Ao longo da sua carreira, foi responsável pela coordenação de vários projetos internacionais de energia, em particular no Médio Oriente, Argélia, México, Venezuela, Rússia, Irão, Arábia Saudita, Brasil e Angola. Foi, a partir de 2018, membro do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro, presidente do Conselho de Combustíveis da ERSE, membro do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Advisory Board da Water Initiative da Universidade Católica de Lisboa.Foi membro do Conselho de Curadores do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian para a Ajuda ao Desenvolvimento. 

Participou como orador convidado em conferências internacionais sobre estratégia, energia e geopolítica e é autor de diversas publicações e artigos nas áreas da energia, estratégia, geopolítica e relações internacionais.

outros oradores

VI Cimeira do Turismo Português