marcelo_rebelo_sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Jurídico-Políticas em 1985, é Professor Catedrático desde 1992. Iniciou a sua carreira docente na área das Ciências Jurídico-Económicas, e regeu todas as principais disciplinas do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas. Também presidiu aos Conselhos Científico e Pedagógico e ao Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Foi Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Pertenceu à Comissão de Instalação e ao Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

De 2000 a 2001 e de 2006 a 2016 foi, respectivamente, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro dos Assuntos Parlamentares e membro do Conselho de Estado. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Cascais, vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto.

Foi um dos fundadores do Partido Popular Democrático, depois Partido Social –Democrata, tendo assumido a sua liderança de 1996 a 1999. Foi também Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, no qual integrou o PSD.

Esteve na fundação dos jornais “Expresso” e “ Semanário”, onde exerceu funções de direção e gestão. Fez análise política com caráter regular desde os anos 60 na imprensa escrita primeiro, e na rádio e televisão depois.

Foi membro da Junta e Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, curador do Museu Nacional de Arte Antiga e das Fundações Vieira da Silva-Arpad Szenes e António Quadros.

É Presidente da República Portuguesa desde março de 2016.

outros oradores

Cimeira do Turismo