Fernando_Medina

Fernando Medina

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto e, em seguida, presidente da Federação Académica do Porto. Completou ainda, no Instituto Superior de Economia e Gestão, o mestrado em Sociologia Económica.

Em 1996 participa no Conselho Nacional de Educação. Inicia a sua vida profissional em 1998, como técnico num instituto do Ministério do Trabalho, até ser chamado para ser consultor do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação na Presidência Portuguesa da União Europeia, em 1999. Um ano depois, integra o gabinete de António Guterres, primeiro como assessor para as áreas da Educação e da Ciência, depois para a da Economia, até 2002. Em 2003 ingressou como economista na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Em 2005, foi nomeado Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional. Em 2009, assumiu a Secretaria de Estado da Industria e Desenvolvimento, onde se dedicou à reforma da Segurança Social, às alterações ao Código do Trabalho, ao salário mínimo nacional e à coordenação do programa Novas Oportunidades. Em 2011 foi eleito deputado e integrou a Comissão de Acompanhamento da Troika. Em 2013, foi convidado por António Costa para ser número dois da lista para a autarquia de Lisboa.

Fernando Medina assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lisboa a 6 de abril de 2015.

outros oradores

Cimeira do Turismo